domingo, 14 de outubro de 2007

RESPIRE ...

MULHERES FIQUEM ATENTAS !!!

Estresse: muito pior para as mulheres.

As pressões sociais começam mais cedo na vida das mulheres do que na dos homens. O desgaste e o estresse, por conseqüência, também são mais comuns entre elas.

É o que revela uma pesquisa realizada no Brasil peas psicólogas Sandra Leal Calais, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Lívia Márcia Batista de Andrade, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, sob orientação da professora Marilda Novaes Lipp, especialista em estresse. Foram analisados 295 adultos entre 15 e 28 anos, dos quais 150 eram mulheres e 145 homens.Irritabilidade e cansaço extremo O resultado foi surpreendente: 78,7% das mulheres se mostraram estressadas, contra 51,8% dos homens. Detalhe: 98,3% deas relataram sofrer de profunda sensibilidade emotiva, irritabilidade, desgaste e cansaço físico extremo há bastante tempo. Os homens revelaram ter pensamento recorrente, desgaste físico constante e problemas de memória. Para a psicóloga Sandra Calais, é possível extrapolar o universo de pessoas pesquisadas e relacionar os dados estatísticos ao conjunto da população na faixa etária investigada.

As mulheres são ensinadas desde cedo a assumir mais responsabilidades do que os homens. Elas devem, por exemplo, arrumar a cama, algo que não é exigido deles, e fazer tudo muito bem feito", interpreta Sandra. A educação de ambos os sexos, segundo a psicóloga, ainda enfrenta sério viés machista, que se mistura à expectativa de desenvolvimento profissional por parte das mulheres. A pesquisa não buscou aprofundar cientificamente os aspectos da vida que levariam a mais estresse no caso das mulheres, mas procurou retratar a realidade em determinada faixa etária e em certo tipo de atividade. No caso, a de estudantes rumo ao terceiro grau. "É nessa fase que as mulheres jovens sofrem mais estresse, quando têm uma sobrecarga de atividades profissionais acrescida das exigências pessoais e sociais", afirma. Hormônios eram os vilões.

A pesquisa é uma nova investida do Centro Psicológico de Controle do Stress, dirigida pela psicóloga Marilda Lipp, professora de pós-graduação em psicologia na PUC Campinas. Em 1996, ela coordenou uma pesquisa com 1.880 mulheres e homens que apontou uma freqüência de estresse em 18% deas e 12% deles. Na época, uma das hipóteses para explicar a maior freqüência era o fator hormonal em mulheres com mais de 40 anos. "A mulher brasileira é muito solicitada em termos de código de comportamento; sobre ela pesam obrigações que terminam determinando um estresse persistente", analisa Marilda.


Fonte: Salutia.Com




URGENTE !!!






O stress também pode engordar.



Seus danos à saúde psicológica já são sentidos por milhões de pessoas no mundo inteiro, mas uma nova pesquisa revela que o estresse também pode resultar em vários quilinhos a mais. Um livro sobre dietas, que acaba de ser lançado, sugere que o estresse crônico e implacável pode levar a um perigoso ganho de peso, pelo menos em homens e mulheres de meia-idade. Pamela Peeke, autora de "Fight Fat After Forty" ("Lutando contra a gordura depois dos 40") e monitora da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, sustenta que o cérebro libera um hormônio do estresse quando as pessoas são expostas a situações desgastantes. Tal hormônio, em troca, provoca uma reação em cadeia que faz com que determinadas células retenham mais gordura. "Há receptores especiais nas células de gordura mais profundas do abdômen, as quais têm a função específica de fisgar o hormônio do estresse.
O que acontece ?
É que o hormônio do estresse as estimula a aceitar a gordura", diz Peeke, que também é cientista do Instituto Nacional de Saúde. Segundo Peeke, o corpo humano tem uma predisposição para armazenar gordura quando o chamado mecanismo de defesa "combate ou fuga", em que o coração acelerado pode irrigar os músculos com um volume maior de sangue, é acionado. O problema é que o cérebro, diz Peeke, não sabe diferenciar entre o estresse crônico e o estresse diário. Além disso, as técnicas de relaxamento podem não ser suficientes, uma vez que a melhor maneira de bloquear os hormônios do estresse é através da endorfina beta, produzida durante exercícios, notou a cientista em seu livro. "O levantamento de peso, praticado rotineiramente por homens e mulheres -- isso quer dizer duas vezes por semana, por 30 a 40 minutos e de forma vigorosa --, é realmente a saída", analisou Peeke. Hábitos alimentares saudáveis também ajudam. Os conselhos de Peeke são: tentar limitar a ingestão de proteínas e evitar amidos após as cinco horas da tarde, especialmente. Os especialistas ressaltam que o papel exato do estresse no aumento de peso ainda tem que ser comprovado, mas que a compreensão das fontes do problema são o caminho para a descoberta da solução.

Fonte:CNNemPortugues

Pesquisa da UERJ revela desgaste de professores 09/04/2007


Que a vida de professor é bastante estressante, todos sabem. Quando juntamos à profissão um sentimento de ameaça em sala de aula, a situação pode se agravar ainda mais.

Um recente estudo da UERJ, realizado pela pesquisadora Gisele Levy, revela que cerca de 70% dos professores de cinco escolas da Rede Municipal de Educação sofrem da Síndrome de Burnout, ou seja, de exaustão emocional, despersonalização e falta de realização.
A amostra reuniu 119 professores do Ensino Fundamental de Niterói e municípios vizinhos, que trabalham com alunos entre seis e 14 anos de idade. Deste total, 71 % pertenciam ao gênero feminino, 34% tinham idade entre 31 e 40 anos e 86% se sentiam ameaçados em sala de aula.
Segundo Gisele Levy, são muitos os aspectos que contribuem para a Síndrome de Burnout, como as condições precárias em que o ensino público se encontra, baixos salários, jornada de trabalho excessiva, prédios mal conservados, falta de equipamentos, violência dentro e fora das escolas e até mesmo a inexperiência. “A idade do professor é determinante para o desgaste profissional. Professores de mais idade e com maior experiência conseguem administrar melhor situações adversas em sala de aula, pois utilizam habilidades profissionais adquiridas ao longo do tempo”, ressalta.





(Fonte: Assessoria de Imprensa da UERJ)

Boa alimentação é arma contra stress

Os maus hábitos alimentares, como ingestão de cafeína, açúcar e sal em excesso, podem agravar ou predispor o organismo ao estresse. Por outro lado, uma alimentação equilibrada é um dos principais pilares da terapia de prevenção desse transtorno que, se não pode ser eliminado, pelo menos pode ser controlado.A psicóloga Isolina Maria Proença, do Centro de Controle do Estresse, em Campinas, explica que, quando o corpo enfrenta situações de estresse, consome tudo o que tem de melhor. Reservas de nutrientes como magnésio, cálcio, ferro, vitamina C e vitaminas do complexo B são empregadas na reação ao estímulo estressante. “Se essas reservas não forem repostas, uma hora elas acabam”, diz.Falta de nutrientes reduz capacidade de adaptação. É nessa hora que o corpo vai ficar mais vulnerável a doenças provocadas pelo estresse excessivo: gripes, gastrite, retração de gengiva, doenças dermatológicas, hipertensão. Para não deixar o problema se agravar a esse ponto, a alimentação deve ser rica em frutas, legumes e verduras. Isso garante uma reserva constante da chamada “energia adaptativa”.Isolina ensina que nutrir-se adequadamente é um dos quatro passos mais importantes para ter maior controle sobre o estresse.

Fonte: Artigos, Salutia

O adolescente também se estressa...

ADOLESCENTE ...


ADOLESCENTE TAMBÉM SE ESTRESSA ...

VOCE SABIA QUE ...

DE CADA DEZ ADOLESCENTES, ESTIMA-SE, QUE CERCA DE TRÊS SÃO VÍTIMAS DO STRESS. É QUASE A MÉDIA REGISTRADA ENTRE OS ADULTOS – 50%.

SINTOMAS DE STRESS :
  • DORES DE CABEÇA.
  • INSÔNIA .
  • ISOLAMENTO.
  • USO DE DROGAS.

FIQUEM ATENTOS !!!

Você já sorriu hoje ????


Sorrir diminui o stress.




Dê uma boa gargalhada agora .....



Quando foi a última vez que você deu uma gostosa gargalhada?




Sorrir é um gesto que demonstra alegria e transmite contentamento e satisfação. Sorrir é gostoso e faz bem, pois relaxa a musculatura da face, melhora a circulação sangüínea, a pressão arterial e libera endorfinas,
que provocam uma sensação de bem-estar resultando no relaxamento do corpo e da mente.

O riso torna a todos simpáticos e comunicativos, derruba barreiras,
abre corações, é uma doação de alegria e atenção. A alegria é uma energia maravilhosa, é contagiante e irradia-se por todo o nosso corpo, resultando no riso que além de todos os benefícios que proporciona, é de graça.




SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA, ARTIGOS ,DICAS
NOVIDADES E MUITO MAIS .....