terça-feira, 13 de novembro de 2007

Santa Casa - Serviço Psiquiátrico para Crianças

Psiquiatria
Santa Casa inaugura serviço psiquiátrico para crianças em idade pré-escolar
Plantão Publicada em 12/11/2007 às 19h07mO Globo

RIO - Foi inaugurado hoje na Santa Casa de Misericórdia um serviço de atendimento psiquiátrico para crianças de 3 anos a 6 anos. O setor tem capacidade para atender 50 crianças com sintomas de autismo, ansiedade, depressão, transtorno do humor bipolar e hiperatividade, além de seus familiares. Segundo a médica Gabriela Dias, responsável pelo atendimento a pré-escolares, o objtetivo é dobrar o número de atendimentos até o ano que vem. Ela diz que o diagnóstico precoce permite melhor acompanhamento e prognóstico. Algumas doenças psiquiátricas podem ser confundidas com o desenvolvimento normal ou com sintomas de doenças clínicas. Um exemplo é a depressão, que pode aparecer em forma de dor de cabeça, dor abdominal, insônia e falta de apetite.

Fonte: agenciaoglobo@oglobo.com

Escolas justificam o valor das mensalidades

Blitz no Rio e Niterói
Procon notifica 14 escolas a justificarem valor da mensalidade
Publicada em 09/11/2007 às 18h52mEdiane Merola - O Globo e Fadua Matuck - O Globo Online


RIO - Fiscais do Procon-RJ notificaram nesta sexta-feira os colégios Assunção, Oswaldo Cruz e a Escola Nossa, totalizando 14 instituições notificadas durante a operação do órgão no Rio e em Niterói. Todas têm um prazo de 10 dias para justificarem, através da apresentação do contrato de prestação de serviço e da planilha de custo do exercício de 2007/2008, o valor da mensalidade e, também, de um possível reajuste. Esses valores devem estar de acordo com a Lei Federal 9870/99. Se as respostas não forem satisfatórias, as instituições serão autuadas e poderão ser multados em 200 a três milhões de UFIRs. Segundo o órgão, esta é uma ação de rotina, realizada sempre no período em que os colégios anunciam o prazo para renovação da matrícula.

- A cada ano sorteamos bairros diferentes. Este ano, também incluímos Niterói. Ano passado foi a Baixada. Não temos uma quantidade exata de escola para notificar por dia. Tentamos ir ao máximo de colégios por bairro - diz o subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor, José Teixeira Fernandes. De acordo com Fernandes, os pais que ficarem em dúvida durante a renovação da matrícula dos filhos devem entrar em contato com o Procon. O departamento jurídico da entidade poderá analisar o contrato e verificar se há irregularidades. O Procon também atende os consumidores pelo telefone 1512 (ligação gratuita), das 9h às 17h.

Fonte: agenciaoglobo@oglobo.com

Censo de Professores

Secretaria de Educação faz censo de professores no Rio
Plantão Publicada em 07/11/2007 às 18h36mExtra
RIO - A Secretaria municipal de Educação está atualizando dados dos professores em exercício por meio de um censo. Cerca de 13 mil professores lotados do Órgão Central, Coordenadorias Regionais de Educação e unidades escolares já participaram.
Com os dados obtidos será possível ampliar as informações do Sistema de Recursos Humanos da Prefeitura, além de oferecer condições para um diagnóstico objetivo da situação desses profissionais. Para participar, os professores devem acessar, até dia 16, pela internet .
Fonte:agenciaoglobo@oglobo.com