quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Alimentação que diminui o stress.




FRUTAS, CEREAIS E VERDURAS





Alimentos que estimulam a produção de serotonina devem rechear as refeições de quem luta contra o stress. O hormônio é responsável pelas alterações de humor e pode ser encontrado na banana e no abacaxi, por exemplo.
Mais uma fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Para encontrá-lo, basta recorrer aos pães e cereais integrais, leite e iogurte desnatados, queijos, feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate e gérmen de trigo. Já pães brancos, farinha refinada, refrigerante, mel e doces em geral devem passar longe do cardápio de quem anda com os nervos à flor da pele. Esses alimentos têm alto índice glicêmico em comum e acabam enganando o organismo, com o ânimo passageiro que promovem.

Para espantar o cansaço do dia-a-dia, conte também com uma noite bem dormida. Durante o sono, um hormônio antioxidante que leva o nome de melatonina é produzido. A melatonina remove os radicais livres do organismo e resulta em uma sensação de bem-estar e relaxamento. Para que o hormônio entre em ação, evite estimulantes, como café, chocolate e álcool antes de ir para a cama. A vitamina C pode ser usada como mais uma arma contra o stress.
Encontrado na acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brócolis, salsinha, couve-flor e repolho, o ácido ascórbico participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição. Para obter a quantidade de vitamina C ideal e notar os efeitos contra o stress aparecerem, as mulheres precisam comer três das frutas citadas, enquanto os homens, necessitam de quatro. A recomendação diária de vitamina C é de 125 miligramas por dia para homens e 110 miligramas, para mulheres.
Vale lembrar que é importante ingerir os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados. Isso impede que o oxigênio do ar oxide a vitamina C.Outra aposta para ficar de cuca fresca são os carboidratos complexos, encontrados nos cereais, arroz, pães e massas nas suas versões integrais. Conte com eles para desfrutar de uma sensação de relaxamento duradoura. Verduras, legumes e frutas também são opções para achar esse tipo de carboidrato.




Fonte: http://www.minhavida.com.br/
*Colaboração: Juliet Marzalek, nutricionista