quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

MBA de Gestão de Qualidade de Vida abre inscrições

Nova turma da especialização, destinada a executivos e profissionais de diversas áreas, recebe inscrições a partir deste mês

Oferecido pelo Centro Universitário São Camilo em parceria com a ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) e a Abramge-SP (Associação de Medicina de Grupo do Estado de São Paulo), o MBA em Gestão de Promoção e Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações, curso de pós-graduação lato sensu, abre as inscrições para a quarta turma em novembro deste ano.

Primeiro do gênero a ser aprovado pelo MEC, o curso é voltado para executivos da área de saúde, responsabilidade social, profissionais de RH, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, administradores e outros profissionais. O curso alia a formação em gestão (tecnologia da informação, gestão de projetos, finanças, marketing, recursos humanos) com as mais modernas técnicas na implantação, gerenciamento e avaliação de programas de saúde e bem-estar (estilo de vida saudável, atividade física, nutrição, dependência química, tabagismo, prevenção de doenças crônicas, envelhecimento e stress).

Entre as disciplinas presentes na grade curricular estão: fundamentos do Processo Administrativo, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Marketing, Sistema de Informação, Sistema de Saúde Pública e Suplementar, Bases Conceituais em Promoção de Saúde, Bases em Programas de Qualidade de Vida, Atividade Física, Envelhecimento Saudável, Prevenção de Doenças Crônicas, Saúde Mental e Stress, Abordagem em Tabagismo, Abordagem em Dependência Química, Gestão Avançada de Programas, Bioética e Metodologia Científica

O objetivo da qualificação é capacitar profissionais para a gestão de qualidade de vida no âmbito das empresas públicas e privadas, dos planos de saúde e das comunidades em geral.

As aulas são quinzenais às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e aos sábados, das 8h30 às 16h30.

Inscrições: a partir de novembro de 2008
Início das aulas: 6 de março de 2009
Informações e local das aulas: Abramge - Avenida Paulista, 171 - 11º andar - São Paulo / SP.
Carga-horária: 500 horas/aula
Informações: (11) 3289-7511 ou abramge-sp@abramge.com.br

FONTE: http://www.raf.com.br/noticia/ri745709.aspx

Como evitar o estresse no ambiente corporativo

Intensas jornadas de trabalho deixaram de ser novidade no ambiente corporativo, independente do segmento ou porte da empresa. Não raramente as horas que se mantém no trabalho ultrapassam 8 horas diárias. As infinitas demandas e a velocidade do mundo dos negócios têm crescido de forma acelerada nos últimos anos, sem sinal de que esse quadro possa ser revertido no futuro próximo. À medida que se alcança melhores cargos, a situação se agrava e os profissionais aumentam ainda mais, o número de horas dentro das organizações. A situação vem se agravando tanto que uma pesquisa desenvolvida pelo Center for Work - Life Policy demonstrou que 50% dos líderes corporativos estão desistindo de suas posições, 81% acreditam que o trabalho está afetando sua saúde, 59% sentem que o estresse está influenciando seus relacionamentos pessoais e 46% acham está comprometendo o seu desempenho sexual

Esse fato interfere na qualidade de vida das pessoas e na quantidade do tempo que se dedica a família, amigos e lazer dos profissionais. Some-se a isso o fato de que se pode trabalhar em qualquer lugar atualmente. Muitas vezes, alguns gestores esperam que seus subordinados fiquem à disposição da empresa vinte e quatro horas e coloquem a carreira acima de tudo em suas vidas. As dificuldades em se desligar do trabalho é tanta que o desejo de ter mais tempo para viver sua própria vida torna-se cada vez mais forte. As melhorias na tecnologia e nos processos de trabalho não deixaram mais tempo para o homem moderno. Ao contrário, ele está tendo que intensificar sua rotina de trabalho, produzir mais para poder se tornar competitivo. Para se manter no mercado, tem que se fazer mais, com menos.

Neste cenário, cresce a preocupação com os níveis de estresse do mundo corporativo. O estresse chegou a tal ponto, que o desgaste emocional tem levado muitas pessoas ao limite do insuportável. Uma pesquisa do National Life Insurance Co, nos Estados Unidos, aponta que quatro em cada dez funcionários, avaliam seu trabalho como extremamente estressante. Uma outra pesquisa da Employee Assistance Association demonstra que o número de desabilidades relacionadas ao trabalho tem se duplicado nos últimos anos. A verdade é que há um limite para o que se pode suportar. A dificuldade é se identificar esse limite e aprender a lidar com a realidade atual.

Há muito se sabe que o problema do estresse é uma preocupação da empresa e da pessoa. Do lado da empresa, um funcionário estressado produz menos, falta mais ao trabalho e fica doente mais freqüentemente. Do lado do indivíduo, ele gera ansiedade e tira o bem estar físico e emocional. A verdade é que o estresse afeta principalmente, as pessoas mais comprometidas com o trabalho e que apresentam melhores resultados para as empresas.

Apesar da complexidade do problema, algumas mudanças simples podem ser de grande impacto para o nível de estresse diário dentro das organizações. Muitas empresas começam a entender que cuidar do bem estar e da saúde integral de seus funcionários, é fator de suma importância para que eles continuem motivados em seus trabalhos e se mantenham no seu mais alto nível de desempenho e produtividade. O horário flexível, estimular os executivos a irem para casa e não prorrogarem a jornada diária até tão tarde, deixar o último dia da semana livre no período da tarde para que seus funcionários possam cuidar de sua vida particular, são algumas das medidas que vêm sendo implementadas pelas empresas junto com programas de qualidade de vida e bem estar no trabalho, para se reduzir, ou gerenciar os aspectos do estresse. Dessa forma, as pessoas podem utilizar o tempo após o expediente para relaxar, se cuidar e estar junto de sua família.

Do ponto de vista individual, a pessoa que se sente estressada pode achar que precisa fazer grandes mudanças em suas vidas para reduzir os seus níveis de estresse. Porém, muitas vezes pequenos ajustes podem aumentar a sua satisfação profissional. Seguem-se algumas sugestões para um melhor gerenciamento do estresse no trabalho.

1. Busque entender de forma clara, as expectativas dos seus superiores. Para isso desenvolva a assertividade e capacidade de comunicação.
2. Procure situações de satisfação ou de reconhecimento. Se isso não for possível no trabalho procure satisfação em sua vida pessoal ou em um hobbie.
3. Equilibre o seu estilo de vida. Você precisa de tempo para manter seus relacionamentos, ter um sono repousante, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável e praticar alguma atividade de lazer.
4. Mantenha o otimismo. Avalie seu estado de espírito e procure ver as coisas sob uma perspectiva positiva
5. Desenvolva em si melhores habilidades de delegar tarefas aos subordinados, priorizar e focar naquilo que realmente importa.
6. Aprimore no seu planejamento diário. Evite desperdício de tempo com reuniões inúteis e improdutivas.
7. Utilize a tecnologia a seu favor. Use-a com bom senso e disciplina, evitando checar e-mails de trabalho nas horas de lazer.


FONTE: Sâmia Aguiar Brandão Simurro

Mestre em Psicologia pela USP.
Especialista em Stress e Psicossomática.
Sócia da Empresa SÊR - Psicologia.
Vice - Presidente de Projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).

http://www.raf.com.br/