sábado, 20 de dezembro de 2008


Eu hoje trago para todos os que acompanham o meu Blog e que tem interesse em saber mais sobre:Stress e a Síndrome de Burnout, uma dica imperdível:

Burnout: Quando o Trabalho Ameaça o Bem-Estar do Trabalhor
Ana Maria T. Benevides Pereira
Editora: CASA DO PSICÓLOGO
ISBN: 8573961937


Apesar dos primeiros estudos sobre a síndrome de burnout surgirem no cenário internacional no final da década de 60, passando a se consolidar na década seguinte, em nosso país, mesmo sendo prevista como doença do trabalho, ainda é desconhecida entre boa parte de nossos profissionais.

O burnout é um processo que se dá em resposta à cronificação do estresse ocupacional, trazendo consigo conseqüências negativas tanto em nível individual, como profissional, familiar e social. Na esfera institucional, os efeitos do burnout se fazem sentir tanto na diminuição da produção como na qualidade do trabalho executado, no aumento do absenteísmo, na alta rotatividade, no incremento de acidentes ocupacionais, denegrindo a imagem desta e trazendo prejuízos financeiros Na esfera institucional, os efeitos do burnout se fazem sentir tanto na diminuição da produção como na qualidade do trabalho executado, no aumento do absenteísmo, na alta rotatividade, no incremento de acidentes ocupacionais, denegrindo a imagem desta e trazendo prejuízos financeiros. À medida que a sociedade passa a entender e valorizar a relevância de propiciar melhores condições laborais, também começam a brotar investigações que possam embasar as modificações necessárias para que tais condições se instalem. Talvez por isto estamos tão atrasados neste aspecto e apenas começando a concentrar esforços neste sentido. Faz-se necessário compensarmos o tempo perdido.

Burnout: Quando o Trabalho Ameaça o Bem-Estar do Trabalho livro é fruto da dedicação de profissionais que acreditam que o mundo do trabalho possa se instituir num espaço de prazer, além do de subsistência de vida e não apenas de sofrimento e perda da saúde, podendo constituir-se, conseqüentemente, como parte de uma existência com qualidade.

FONTE:http://ana-maria-benevides-pereira.comprar-livro.com.br/livros/1857396193/

Associação Brasileira Qualidade de Vida/2009

1ª Reunião Mensal de Associados ABQV - 2009

Data: 17 de fevereiro de 2009
Local: Auditório Hospital Santa Catarina
Av. Paulista, 200 - São Paulo – SP

PROGRAMAÇÃO

8h30 RECEPÇÃO

8h45 ABERTURA
Palavra do Presidente da ABQV – Alberto Ogata

9h00 EMPRESAS PSICOLOGICAMENTE SAUDÁVEIS

Ser escolhida entre as melhores empresas para se trabalhar ou possuir excelentes avaliações de clima organizacional garante que o ambiente de trabalho seja saudável, do ponto de vista psicológico ? A revista Gestão RH, inspirado em prêmio semelhante outorgado pela Associação Americana de Psicologia, realizou amplo estudo, a partir de várias bases de dados para identificar as Empresas Psicologicamente Saudáveis do Brasil. O editor chefe da revista Gestão RH, Alexandre Garrett e o diretor da SERASA, Milton Luiz Pereira, escolhida dentre as 500 Empresas avaliadas estarão discutindo os critérios e os programas e ações necessários para termos uma organização psicologicamente saudável.

ALEXANDRE GARRETT – Jornalista, diretor da revista Gestão RH e idealizador do Prêmio Empresas Psicologicamente Saudáveis (EPS)
MILTON LUIZ PEREIRA – Diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional - SERASA EXPERIAN


10h00 INTERVALO SAUDÁVEL

10h30 STRESS E CULTURA ORGANIZACIONAL


As pessoas conseguem gerenciar o stress unicamente com ações e atitudes individuais ou a cultura organizacional é fator fundamental e deve ser abordado de maneira prioritária? O Prof.Dr. José Carlos Zanelli é um dos principais estudiosos no Brasil de temas como a qualidade de vida no trabalho, o stress e a sua relação com os aspectos organizacionais.

JOSÉ CARLOS ZANELLI - Psicólogo, Mestre em Psicologia Social , Doutor em Educação (UNICAMP), Pós Doutorado (USP e PUCC). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) coordenando as áreas de psicologia organizacional e do trabalho


A ABQV é conveniada com o estacionamento do Flat Santa Catarina - Rua Leôncio de Carvalho, 98.


INSCRIÇÕES
Associados – Gratuita – Confirmar presença pelos tels. 3266-6497 ou 3541-1322
Não Associados – R$ 50,00


FONTE: http://www.abqv.org.br/