terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SER GENTIL É SER SAUDÁVEL

Não é mais possível compreender a saúde, sem considerar a influência de fatores psicossociais e espirituais. Não considerar esse contexto é correr o risco de cair num reducionismo exagerado, que compromete a compreensão ampla e necessária do significado de saúde e bem estar. Embora isso aumente significativamente a complexidade do assunto, é preciso correr o risco de cair em caminhos incertos e insatisfatórios em busca de explicações mais convincentes e de intervenções mais eficientes do que as que se dispõe atualmente. A doença representa um desequilíbrio e possui sempre múltiplas causas. Ao adoecer, o indivíduo mobiliza a mente, o corpo e o espírito. Essa íntima relação já é consenso entre os pesquisadores e tem influenciado enormemente, tanto na forma de se promover saúde e bem estar das pessoas, como no tratamento de doenças. Uma das recentes conclusões, é que os atos de gentileza fazem com que o corpo, a mente e o espírito sintam-se bem. Isto não é apenas uma inferência, mas sim uma constatação científica, que é explicada pelo fato de que, as atitudes gentis permitem a liberação de endorfinas no corpo, capazes de provocar no indivíduo uma sensação de alegria, que pode se transformar em calma e bem estar posterior. Quanto gentil e solidário com outras pessoas, mais benefícios e saúde você tem. Ser gentil faz bem para o corpo e faz bem para a mente. A gentileza é algo difícil de ser ensinada e vai muito além das palavras de educação. Ela é difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada, e sempre acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas. Gentil é aquele que contribui para que o ambiente em que ele vive seja mais harmonioso. Ele possui, de forma espontânea, habilidades sociais desenvolvidas e adequadas. Gentileza é generosidade, altruísmo, solidariedade, interesse pelo outro, oferecer amizade, retribuir gentilezas, promover cortesia, conjugar o ensinar, o sorrir e contribuir para o outro sorrir. As atitudes que tomamos no dia a dia têm impacto em nosso corpo, e os atos de gentileza reduzem o stress, melhorando a saúde das pessoas. Para ser saudável, além dos cuidados com o estilo de vida e bem estar pessoal, deve-se desenvolver em si mesmo a gentileza e solidariedade. As empresas, preocupadas com o stress, a saúde e o bem estar de seus funcionários, começam a estimular as práticas de gentilezas no ambiente corporativo. A preocupação com a responsabilidade social, o incentivo ao voluntariado e a preocupação com a postura ética, são alguns exemplos desta tendência. Hoje se sabe que, ao encorajar a prática de atos de gentilezas nas relações sociais e nas empresas, cria-se uma atmosfera mais harmoniosa e saudável nos ambientes.

SAMIA AGUIAR BRANDAO SIMURRO – Psicóloga e Vice-Presidente de Expansão e Relações Internacionais da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.

Fonte: http://www.abqv.org.br/artigos_leitura.php?id=44
Treinamento: São Paulo SP - 10/02/2009SPRINT
LEADER

Comportamentos e Habilidades que nos tornam profissionais extraordinários. De acordo com Peter Drucker ( o guru da administração moderna ) as pessoas são contratadas pelas suas competências técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos. Portanto nada mais coerente do que reavaliar e potencializar as duas principais características que nos transformam em profissionais extraordinários: nossos Comportamentos e nossas Habilidades. Veja o programa do treinamento que visa transformar um profissional comum num profissional extraordinário:

  1. Revisão Comportamental
    Parte do treinamento é focado no autoconhecimento de nossos comportamentos, pois em média as pessoas não tem conhecimento de como suas atitudes diárias comprometem seu sucesso profissional. Neste módulo os participantes terão consciência de quais comportamentos devem potencializar e quais devem revisar para obter resultados extraordinários não só na vida profissional como pessoal.
  2. Avaliação e Desenvolvimento de Habilidades
    O segundo objetivo do treinamento é desenvolver as 8 habilidades principais dos profissionais extraordinários, isto é, baseado na "Roda de Gestão de Desempenho"( ferramenta utilizada pelos coaches ) cada participante criará um planejamento individual estruturado que permitirá desenvolver suas habilidades a patamares mais elevados, superando qualquer expectativa na organização que se trabalha.
  3. Programa do Treinamento:
    • Autoconhecimento - Compreendendo o comportamento humano
    .- Perfis Comportamentais - Definindo Limitações e Potencialidades.- Como os Estados de Ego interferem em nossos relacionamentos e ações.- O autoconhecimento através da Janela de Johari.- Os 9 tipos de padrões comportamentais - Características positivas e negativas
    • O Feedback como Desenvolvimento Comportamental e Profissional
    .- A importância do Feedback como ferramenta de autodesenvolvimento .- Benefícios do Feedback Positivo e de Desenvolvimento..- Variações de feedbacks ( Insignificante e Ofensivo ) .- Como aplicar feedback positivo e seus principais erros.- Como aplicar feedback de desenvolvimento e seus erros.- Como receber feedback visando o desenvolvimento comportamental.- A importância da Janela de Johari para dar e receber feedback
    • Desenvolvendo a Inteligência Emocional.- Resiliência - Princípios para blindar-se da pressão e adversidade no trabalho.- Conhecendo e monitorando o estresse no trabalho..- Atitudes mentais que eliminam a preocupação • Desenvolvendo as Habilidades que nos tornam extraordinários ..Roda de Gestão de Desempenho.- Habilidade de Comunicação - Negociação e Persuasão .- Trabalho em Equipe .- Liderança em atividades coletivas.- Inteligência Emocional.- Inovação .- Execução Assertiva.- Marketing Pessoal .- Administração do Tempo • Navegando pelo OCEANO AZULTrabalhando o autoconhecimento para rever comportamentos limitantes e elevando habilidades a patamares superiores, EMERGE o profissional que NAVEGA PELO OCEANO AZUL, isto é, um profissional tão diferenciado, tão extraordinário que a concorrência profissional torna-se irrelevante, não havendo rivais e sim parceiros para tornar-se um profissional TALENTOSO.

Fonte:http://www.portalfox.com.br/treinamento_sl.asp