sábado, 11 de abril de 2009

CVI-Rio

Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio)

O Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio) é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e liderada por pessoas com deficiência.
Sua concepção pioneira a fez ser a primeira entidade a representar o Movimento de Vida Independente na América Latina, contribuindo para a formação de outros CVIs brasileiros – atualmente mais de vinte – e também para a fundação do CVI Brasil.

A organização adota uma perspectiva transformadora, assumindo um modelo não assistencial, cujo paradigma é a inclusão social. Tal concepção tem como objetivo transformar a representação da deficiência em nossa sociedade, de forma que o indivíduo seja percebido em sua singularidade.
Essa postura reflete a idéia de que a independência da pessoa, mesmo aquela com deficiência severa, está em sua capacidade de gerir a própria vida, assumir responsabilidades, tomar decisões e orientar-se por seus desejos.

Em suas diversas áreas de atuação, o CVI-Rio presta serviços de orientação e informação para pessoas com deficiência, familiares, profissionais, acadêmicos e demais pessoas interessadas na temática. Além disso, atua também na assessoria, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas para a qualificação das pessoas com deficiência e na criação de instrumentos e medidas que assegurem a defesa do seu direito de plena participação na vida social.
Missão: Promover a inclusão social da pessoa com deficiência através do seu fortalecimento individual.

Objetivos: Facilitar o fortalecimento individual da pessoa com deficiência por meio da informação, da troca vivencial e da melhor qualificação social, para que possa assumir o controle de sua vida e influir no contexto social em que vive, mesmo que suas condições imponham limitações. Mobilizar a sociedade para uma visão inclusiva, em que haja espaço para a diversidade humana. Exercer ações de cidadania para a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.


CENTRO DE VIDA INDEPEDENTE DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Gavea - RJ - CEP.: 22.451-041
Tel.: 21 - 2512-1088 - Fax: 21 - 2239-6547 - e-mail:
cvi@cvi.puc-rio.br