domingo, 12 de abril de 2009

Stress e Infertilidade


O stress anda sempre associado à infertilidade, seja como causa, seja como consequência. É que o stress crónico pode conduzir a alterações hormonais, que na mulher afectam a função ovulatória e no homem afectam a produção normal de esperma.

Nos casais sujeitos a tratamentos de infertilidade, estas alterações têm como resultado final a anovulação e a contagem diminuída de esperma, logo diminuem as probabilidades de eficácia desses tratamentos. Por outro lado, é sabido que os casais inférteis vivem frequentemente situações de ansiedade, de frustração e desespero.

A depressão não é inevitável mas acontece.Além do mais, a harmonia do casal pode sofrer abalos, dado que marido e mulher se acusam mutuamente, responsabilizando-se um ao outro. A pressão para ter um filho pode impelir os casais para tratamentos inapropriados, o desespero de tentativas falhadas pode mesmo endividá-los financeiramente, enquanto esgotam todas as alternativas terapêuticas.

As tentativas para ter um filho, e o stress a elas aliado, podem ainda conduzir à diminuição do desejo sexual. O mesmo risco está presente quando nasce o tão ansiado filho, o que reforça a necessidade de, independentemente do sonho, o casal reservar tempo para si próprio. É muito o stress associado à infertilidade, o que reforça ainda mais a importância do diálogo entre marido e mulher, se necessário com ajuda profissional. Numa altura difícil como esta é importante que o casal canalize energias para a sua relação. E que saiba detectar a tempo o risco de a relação se desmoronar, não resistindo aos fracassos. Talvez então seja a altura para equacionar outras hipóteses, em vez de avançar para mais uma tentativa. A adopção é uma delas.

Pode encontrar este artigo em: http://74.125.47.132/search?q=cache:bcr8hCtYYewJ:saude.sapo.pt/artigos/homem/ver.html%3Fid%3D758529+stress+e+infertilidade&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Enquete do dia ....


O que voce faz quando esta estressado (a) ??????
Saúde Mental

por: (*) Dra. Silvia Helena Cardoso

.....Saúde mental significa ter pensamentos e sentimentos positivos sobre você mesmo. É tradicional o provérbio de que "o bom humor afasta as doenças", ou "aquele que ri, vive mais". Isto significa que a mente tem uma relação direta ou indireta com o corpo. Assim, a medida que "alimentamos" bem nossa saúde mental (com emoções positivas, poucos aborrecimentos, bons pensamentos, etc.), melhor será a nossa saúde física.

.....A ciência médica está descobrindo, pouco a pouco, que problemas com a saúde mental freqüentemente apresentam causas físicas. Estes problemas podem ocorrer quando situações ambientais externas muito sérias, como agressividade entre as pessoas, medo de ser assaltado ou assassinado, perdas muito grandes, como a morte de um ente querido, o rompimento com um grande amor ou a perda do emprego,etc., desencadeiam reações químicas anormais no cérebro.

.....De fato, já é admitido que alterações mentais como o stress, depressão, medo, ansiedade, raiva, etc., podem provocar vários problemas orgânicos, como úlceras gástricas e intestinais, doenças da pele, diabete e até câncer. Estas são as chamadas doenças psicossomáticas (do termo psique=mente e soma=corpo), ou seja, distúrbios físicos causados por transtornos psicológicos e sociais. Um número altíssimo destas doenças, aproximadamente 50%, acometem a humanidade.
.....Algumas pessoas são mais susceptíveis a este tipo de problema do que outras, entretanto, ninguém está imune à doença mental. De acordo com uma definição legal estabelecida pela Lei de Higiene Mental de Nova York, em 1992, a doença mental é uma "condição mental que é manifestada por um distúrbio no comportamento, sentimento, pensamento, ou julgamento de tal forma extenso, que a pessoa requer tratamento e reabilitação".
A conexão corpo-mente-doença

.....Há mais de 60 anos, pesquisadores vem investigando como as emoções afetam o organismo. Descobriu-se que, em uma situação de stress, por exemplo, o confronto com um assaltante, o organismo passa por profundas modificações internas e externas: aumenta a freqüência cardíaca e respiratória, as pupilas e as artérias se dilatam, aumenta a descarga de adrenalina, etc. Felizmente, estas alterações duram apenas alguns minutos, pois são mecanismos de defesa observados no homem e em muitos animais para fugirem ou lutarem, e assim sobreviverem do atacante. No caso de uma situação crônica de distúrbio emocional, essas reações se perpetuam causando numerosos transtornos no organismo como úlceras e entupimento das artérias. Estas são as chamadas reações de stress.

.....Uma das funções do cérebro é produzir substâncias que mantém saudável o corpo e o comportamento. Algumas destas substâncias são as gamaglobulinas, que fortificam o nosso sistema imunológico, o interferon, que combate infecções e vírus, e as endorfinas, que são grandes liberadoras de dor. A produção destas substâncias dependem em parte de nossos pensamentos e sentimentos. Pensamentos negativos podem perturbar a saúde mental. Pesquisas científicas investigando o corpo e a mente estão fazendo descobertas notáveis sobre como as emoções e os pensamentos afetam a nossa saúde. Estudos mostraram que pessoas pessimistas apresentam taxas de doenças significativamente maiores que as pessoas normais.

.....Como os problemas de saúde mental têm causas físicas e mentais, é necessário procurar resolvê-los tanto pelo auto-cuidado como pelo cuidado de um especialista na área, como um psicólogo ou psiquiatra. O objetivo deste duplo cuidado é reduzir o stress e restaurar o equilíbrio químico no cérebro.

.....O auto-cuidado, caminhada ou conversa com um amigo
Se sua auto-estima estiver baixa, reconstrua-a, e reafirme o seu valor como pessoa.
Quando procurar ajuda profissional
Se os sintomas se tornarem numerosos ou muito freqüentes, e você não for capaz de saná-los com o auto-cuidado; Se os sentimentos negativos que você está sentindo, por exemplo, os de perda, estiverem exacerbados, ou seja, exagerados, e não passam com o tempo;
Se você estiver pensando freqüentemente em suicídio.

.....O cérebro e a mente são entidades muito poderosas e, evidências científicas estão agora sustentando a idéia de que aquilo que você pensa e sente tem grande influência sobre a sua saúde ou doença. Portanto, saiba cuidar bem de sua saúde física e mental para que você se mantenha como um indivíduo feliz, íntegro e produtivo.


Fonte: http://www.mulherdeclasse.com.br/cuidando_da_sua_saude_mental.htm

(*) Silvia Helena Cardoso é psicobióloga, com doutorado pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles. Pesquisadora associada do NIB/UNICAMP e colaboradora da Revista "Saúde e Vida On-Line".