sábado, 3 de outubro de 2009

Refletindo sobre o Stress e a Qualidade de Vida no Trabalho


A saúde e a qualidade de vida são conceitos presentes em todos os setores da vida do ser humano, em particular no mundo do trabalho, constituindo-se em prioridade perante aos ataques cotidianos das pressões socioambientais .


Quando a relação entre as condições biológicas e o meio físico e social se mostram desarmônicas, a saúde dará lugar a doença. Tanto saúde quanto doença, são fenômenos que não surgem de forma isolada, ambos estão intimamente relacionados ao contexto sócio-econômico e cultural.


O surgimento do stress ocupacional esta diretamente relacionado a má organização do trabalho, onde provavelmente a relação entre o homem e o sua atividade esta bloqueada, ou seja, quando cessa a identificação entre o trabalhador e o fruto do seu trabalho. Nesse momento então emerge o sofrimento, onde os projetos, esperanças e desejos estão sendo ignorados.

Pense nisso ....

1º Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências- 17/10/09 - São Carlos (SP)

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará, no dia 17 de outubro, o 1º Simpósio de Transtornos Cognitivos e Demências. O evento é organizado pela Liga de Neurologia Cognitiva e Comportamental, ligada ao Centro Acadêmico de Medicina da UFSCar. A programação contempla palestras e mesas-redondas. “Diagnóstico diferencial das demências”, “Manejo não medicamentoso da pessoa com demência e de seu cuidador”, “Comprometimento cognitivo leve”, além de diversos assuntos referentes ao diagnóstico e tratamento da doença de Alzheimer serão alguns dos temas a serem abordados.

Os palestrantes convidados são Márcia Chaves, do Departamento de Medicina Interna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ivan Okamoto, do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, e Francisco Assis, do Departamento de Medicina da UFSCar.

O evento começará às 9 horas e será realizado no Cine São Carlos, localizado na Rua Major José Inácio, número 2.154, no centro de São Carlos. As inscrições podem ser feitas no site do simpósio até o dia 16 de outubro.

Mais informações e inscrições: www.ufscar.br/simposiodemencia
http://blog.cienciasecognicao.org/2009/09/1-simposio-de-transtornos-cognitivos-e.html