quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chá preto reduz os níveis de hormônio cortisol em pessoas estressadas.

A matéria publicada pela revista Mente e Cerebro do dia 15 de novembro de 2009 afirma que: " Chá diminui consequências físicas do stress " e prossegue " Hábito inglês reduz níveis de cortisol e riscos de doenças cardíacas".  

Segundo esta revista, esse estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Londres e publicado pela Psychopharmacology. Os especialistas apontam que 4 xícaras de chá preto durante cinco dias são suficientes para reduzir os níveis de hormônio cortisol em pessoas estressadas. Mas o que desfia os pesquisadores ainda é descobrir quais são as substâncias existentes no chá responsáveis por esse efeito.

Os pesquisadores fazem uma distinção entre o stress subjetivo e a produção do hormonio do stress, eles explicam que : “Embora não pareça reduzir o stress subjetivo, o chá preto diminui significativamente os níveis de hormônio do stress, protegendo o organismo do risco de patologias crônicas e particularmente de doenças cardíacas”, explica Andrew Steptoe, coordenador da pesquisa.

Portanto o hábito de tomar chá continua sendo saudável, já dizia minha bisavô...


Nenhum comentário: