Objetivo Geral: Divulgar entre os interessados, através de dinâmicas, aulas expositivas e debates, informações sobre o fenômeno do stress e sua relação com a saúde, trabalho e os aspectos da vida moderna.
Objetivo específico: Promover uma sensibilização em torno do tema divulgado, contribuindo para a promoção do enriquecimento global da qualidade de vida e produtividade no trabalho.
Duração: 3 semanas (Cada semana 1 encontro de duas horas/aula).
Grupo: Máximo 5 pessoas.
Valor: 300,00 a vista (inscrição).
Local: Largo do Machado, próximo ao metrô.
Próximas Turmas: Março 2010
Inscrições: e-mail: giseletlevy@hotmail.com
Conteúdo programático (sujeito a alterações):
1º. Encontro:
1. Dinâmica de grupo (sensibilização);
2. Definição e origem do stress.
2º. Encontro:
3. Fatores contribuintes / Desafios da vida moderna:
Globalização;
Mulher e trabalho;
Crise econômica;
4. Estratégias de enfrentamento.
3º. Terceiro Encontro:
5. Técnicas de relaxamento (Dinâmica de grupo).
6. Conclusão.
Referências:
LEVY, Gisele Cristine Tenorio de Machado ; NUNES SOBRINHO, F. P. ; ABSALAO, C. A. . Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Produção. Produção (São Paulo. Impresso) , v. 19, p. 3, 2009.
LEVY, Gisele, O Papel do Professor na Educação Inclusiva. In: FACION, José Raimundo (Orgs.). IINCLUSÃO ESCOLAR e suas Implicações. Curitiba IBPEX 2008.
LEVY, Gisele O ADOLESCENTE E O STRESS. Rede Psy, Revista online, http://www.redepsi.com.br/portal/modules/contact/ 2008.
LEVY, Gisele Cristine T. M. Analise do índice de Burnout em professores da rede pública de ensino. Dissertação Mestrado em Educação – UERJ /PROPED. Rio de Janeiro, 2006.
LIPP, M. (Org.) O Stress do Professor. Campinas, São Paulo, Ed. Papirus, 2002.
MALAGRIS, Lúcia E. N. Burnout: o profissional em chamas. In: NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula; NASSARALA, Iara (Orgs.). Pedagogia institucional: fatores humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Zit Editores, 2004.
NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula; NASSARALLA, Iara (Orgs.). Pedagogia Institucional: fatores humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Zit Editores, 2004.
PEREIRA, Benevides. O Estado da Arte do Burnout no Brasil. Universidade Estadual de Maringá – PR, Departamento de Psicologia, 2002.
ESPINOSA, Mônica e JUSTO, F. Luiz. Estress e a Esclerose Múltipla, SCHERING - Making Medicine Work. www.esclarecimentomultiplo.com.br.