terça-feira, 20 de abril de 2010

Stress e Gripe - Existe alguma relação ???

Quando damos de caras com um rinoceronte selvagem, torna-se bastante premente pensar muito rapidamente numa forma de fugir dali para fora o mais rápido possível. O corpo reage a esta situação de perigo, ou situação de stress, produzindo hormonas do stress como a adrenalina e o cortisol. Estas hormonas induzem a dilatação dos vasos sanguíneos dos nossos músculos, aumentam o nosso ritmo cardíaco e pressão arterial, e a dor é temporariamente suprimida. Este processo prepara o seu corpo para poder escapar à situação de perigo o mais rapidamente possível. Hoje em dia, as probabilidades de encontrar um rinoceronte selvagem ao virar da esquina são muito baixas, mas muitas outras situações podem ser indutoras de stress: um patrão que nos incita constantemente a desempenhar as nossas tarefas mais rápido; um exame difícil no dia seguinte; bem como a educação dos nossos filhos, são situações que podem aumentar os nossos níveis de stress.

Um dos efeitos secundários da adrenalina e do cortisol é que o sistema imune é temporariamente suprimido. Quando uma situação de perigo está presente apenas por um curto espaço de tempo, isto é bastante útil: toda a nossa energia deve ser usada para escapar à situação de perigo iminente. No entanto, pessoas constantemente expostas a situações menos intensas de stress mantêm a longo prazo níveis elevados destas hormonas. Estas pessoas, cronicamente sob stress, são desta forma mais vulneráveis à infecção por bactérias e vírus como o vírus da gripe. É também sabido que o stress pode temporariamente piorar os sintomas de doenças auto-imunes como a Esclerose Múltipla e o reumático.


Um estudo sobre o stress no projecto Holandês

Durante o projecto de monitorização da gripe na Holanda em 2004-2005, um questionário extra por mês foi apresentado aos participantes para analisar a relação entre o stress e o risco de contrair gripe. Entre outras perguntas, os participantes eram convidados a responder sobre quão relaxados se encontravam naquele momento, se as coisas lhes corriam como planeado e se eventos de irritação afectavam as suas actividades.

Os resultados mostraram, como esperado, que as pessoas sob maiores doses de stress sofrem de facto mais síndromas gripais (1,27 vezes mais que a média). Surpreendentemente, o grupo que apresentava mais vezes a doença foi o dos homens extrovertidos (1,39 vezes mais que a média). Para ser infectado com o vírus da gripe, é necessário entrar em contacto com o próprio vírus. Os homens extrovertidos serão possivelmente mais activos socialmente, e consequentemente estão em maior risco de entrar em contacto com uma pessoa infectada. Os dados do projecto apontam para uma maior influência do stress nos homens do que nas mulheres, mas as razões para isto não são claras.

Publicado por RPA às fevereiro 10, 2006 12:17 PM