segunda-feira, 26 de abril de 2010

Síndrome de Burnout em professores da rede pública

Produção
Print version ISSN 0103-6513

LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado; NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula and SOUZA, Carlos Alberto Absalão de. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Prod. [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 458-465. ISSN 0103-6513. doi: 10.1590/S0103-65132009000300004.

Abstract

O índice de Burnout foi avaliado em 119 professores da rede pública do ensino fundamental. Os instrumentos de medida consistiram do CBP-R Questionário de Burnout para Professores - R (Moreno; Garrosa; González, 2000) e de um inventário sociodemográfico. Os resultados indicaram que 70,13% dos participantes apresentavam sintomas de Burnout, sendo que 85% se sentiam ameaçados em sala de aula. Desses, 44% cumpriam jornada de trabalho superior a 60 horas semanais e 70% situavam-se em uma faixa etária inferior a 51 anos. Encontraram-se diferenças significativas para os fatores sentimento de ameaça em sala de aula, jornada de trabalho e idade, quando relacionados ao Burnout. Foram sugeridas alternativas para a humanização do posto de trabalho docente.

Keywords : Síndrome de Burnout; posto de trabalho docente; humanização do posto de trabalho.