domingo, 2 de maio de 2010

Os animais domésticos também enfrentam o stress.



O site: http://www.necessaire.com.br  oferece informações importantes sobre esse assunto, leia a matéria a seguir:

Situações adversas estão constantemente presentes na rotina das pessoas, trazendo muitas vezes o cansaço físico-mental e estresse. Isso, porém, não é restrito apenas às pessoas. Os animais domésticos também enfrentam esse problema. Segundo Silvia Robles Reis Duarte, zootecnista do departamento técnico da Vetnil, os bichos de estimação costumam desenvolver uma relação de dependência e dominância sobre os donos, sendo muito sensíveis a uma relação instável ou até mesmo ao cotidiano do proprietário. Algumas situações, muitas vezes tidas como engraçadas, como o cão correr freneticamente ao redor da vasilha de comida quando o dono chega em casa após um período de trabalho, por exemplo, pode ser um sinal de estresse. "Atitudes como cavar, morder, arranhar portas e janelas, uivar, latir, chorar e urinar e defecar em lugares impróprios são sintomas comuns desta alteração. A primeira coisa que vem à cabeça do proprietário é classificar o animal como desobediente ou mal-educado. "Mas o que pode estar ocorrendo na verdade é o acometimento do animal por estresse", diz Souza.

Sabe-se que o estresse pode trazer diversos danos à saúde das pessoas. No caso dos bichos de estimação, não é diferente. A veterinária Monisa Corraini explica que, acometidos por estresse, eles podem desenvolver problemas gástricos ou até tornarem-se agressivos. Dentre as situações que podem desencadear o estresse em animais domésticos estão: períodos de fome ou sede; viagens; falta ou excesso de exercícios; solidão; mudanças na rotina; ambiente conturbado - por exemplo, presença de outros animais ou pessoas desconhecidas; datas festivas - fogos de artifício; banho e tosa; consultas veterinárias; participação em exposições ou competições; etc.

Além de estarem atentos a essas situações adversas, os donos de animais de estimação também podem lançar mão de suplementos nutricionais com função antiestresse, já disponíveis no mercado. É caso do Triptophan, fabricado pela Vetnil - um dos maiores laboratórios veterinários do País, que apresenta fórmula à base de Triptofano, Magnésio, Vitamina B1 e Extrato Protéico Vegetal, indicado justamente para diminuir o estado de inquietação do animal. É ideal para animais que participam de competições, pois não afeta o desempenho dos mesmos.










"Ciber-Geografia, Mapas Culturais e Mentais: Teorias, Tecnologias e Métodos de Análise"

CONVITE



A professora Phrygia Arruda convida a todos para a palestra que será proferida pelo Professor Dr Fivos Papadimitriou (Professor-Counsellor in Geography, The Greek Public Open University, Greece),-"Ciber-Geografia, Mapas Culturais e Mentais: Teorias, Tecnologias e Métodos de Análise";

DATA: 07 de Maio de 2010

HORÁRIO: 10h

LOCAL: Sala 02 do Instituto de Psicologia UFRJ(2º andar)

Av. Pasteur, 250 - Pavilhão Newton Campos - Campus da Praia Vermelha.

tel: (21) 3873 -5342

Domenico Losurdo no Brasil – Conferências para lançamento do livro “A Linguagem do Império – Léxico da Ideologia Estadunidense”.

Conferência do Professor italiano Domenico Losurdo (importante Filósofo Marxista e historiador, professor da Università di Urbino, Itália), promovida pelo Programa Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, que ocorrerá no dia, horário e local abaixo:

Domenico Losurdo no Brasil – Conferências para lançamento do livro “A Linguagem do Império – Léxico da Ideologia Estadunidense”.



- Data: 14 de maio de 2010.

- Horário: 18 horas.

- Local: Capela Ecumênica.



PPFH - : 2334-2270