terça-feira, 25 de maio de 2010

Inclusão Escolar e suas Implicações

O objetivo deste livro é rever o conceito de inclusão/exclusão sob a ótica da educação e delimitar o foco de interesse deste estudo. Discutiremos aqui os indicadores numéricos, as bases socioeconômicas e a contextualização da educação imbricada nesse tema. A exclusão é uma metacategoria que se subdivide em diferentes temas, trataremos de algumas categorias teóricas que tangenciam o estudo da exclusão: a invisibilidade, a contingência, a autodeterminação, a vulnerabilidade, a afiliação e a desafiliação, os transtornos comportamentais e a deficiência mental. Esperamos com isso poder explicar a exclusão e delimitar o escopo de utilização desse conceito em educação, e, assim, elucidarmos o contexto da inclusão. Uma das formas possíveis para nomear a existência de alguns indivíduos e grupos que se encontram fora do circuito das interações sociais -indigentes, evadidos da escola, os sem moradia, alguns toxicomanos, meninos de rua, jovens infratores, deficientes físicos e até aqueles com transtornos mentais -é a exclusão. Excluídos, marginalizados, delinqüentes, discriminados, seja qual for a sua categorização, podem ser considerados cidadãos em risco social. Fragilizados em sua forma existencial degradante, situam-se num espaço e num tempo que formam uma zona de exclusão, isto é, em um lugar social que representa a marginalidade profunda (CASTEL, 1990).

A inclusão escolar – ideal proposto e buscado, pré-estabelecido pelos projetos educacionais e sociais, por leis normatizadoras do ensino –, confrontada com a prática, é a temática abertamente debatida, sob várias perspectivas, pelos autores deste livro ao realizarem uma abordagem pluralística da inclusão/exclusão. Sendo significada a necessidade premente do enfrentamento das causas da exclusão, a percepção de que o desenvolvimento se dá por intermédio de pessoas, as quais precisam estar inteiradas e serem ouvidas na dinâmica do processo, para que ele não venha a mascarar-se ou implodir diante de um sofisticado esquema que subestima a distância entre teoria e prática ou as diferentes realidades que convergem para o eixo da inclusão no ambiente da aprendizagem.

Nesse contexto optaram por uma escrita dialógica, que propicia um constante interagir com o leitor por meio de perguntas, reflexões, frases e parágrafos sínteses. Intercomunicação, essa, sustentada pelo projeto gráfico, o qual se ajusta à proposta dialógica, interferindo na apresentação do texto com recursos que vão da diferenciação de fontes à disposição visual. Buscam dessa forma a visualização da interferência dos sujeitos envolvidos no diálogo instaurado entre os autores, e todo o referencial por eles evocados, com o leitor e suas múltiplas possibilidades de contextualização. Enfim, um diálogo dos autores com autores e com o leitor, para elucidação ou questionamentos conjuntos, o que com certeza irá enriquecer a todos os estudantes, estudiosos e profissionais, de inúmeras áreas, envolvidos com educação.


José Raimundo Facion - Organizador


Editora: IBPEX - UNINTER
ISBN 978-85-99583-52-4
2ª Edição
Espec. : EDUCAÇÃO
BROCHURA
Formato médio, 220 páginas