terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Síndrome de BURNOUT em professores do ensino regular: pesquisa, reflexões e enfrentamento




O conteúdo aborda a Síndrome de Burnout, tendo como foco os profissionais do magistério. Os seis capítulos do livro refletem, concomitantemente, um bem sucedido esforço de pesquisa, de reflexão e de replicação de conhecimentos que favorecem a humanização do posto de trabalho docente.

A idéia de produzir a presente obra teve origem na Dissertação de Mestrado: Índice de Burnout em Professores da Rede Publica de Ensino, de autoria de Gisele Cristine Tenório de M. Levy, orientada por Francisco de Paula Nunes Sobrinho, Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Burnout Educação.



O interesse dos autores, em cada capítulo do livro, foi seguir caminhos já trilhados por outros pesquisadores, com destaque para a escolha de modelos conceituais que orientem reflexões e ações de enfrentamento da Síndrome do Burnout.

No percurso da obra foram revisadas as técnicas de enfrentamento da síndrome e procedimentos associados a critérios de avaliação de sintomas, além da construção de instrumentos de medidas do índice de Burnout. O capítulo final é destinado, exclusivamente, aos professores e aponta sugestões para prevenir e enfrentar a Síndrome de Burnout.

Os autores expressam interesse na apropriação do conhecimento científico produzido sobre o tema, com vistas à proposição de políticas públicas orientadas para a melhoria das condições de trabalho docente.

Organizadores:

Gisele Cristine Tenório de Machado Levy; Bióloga pela Universidade Gama Filho, Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá, Pós Graduada em Psicanálise pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (PROPED), Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de janeiro. Pesquisadora NUPI Núcleo Pedagogia Institucional da Faculdade de Educação da UERJ.

Francisco de Paula Nunes Sobrinho Ph.D. pela Vanderbilt University - Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO/Conselheiro Científico - Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Formação Humana (PPFH).


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SUMÁRIO:


PREFÁCIO 

Leila Regina d’Oliveira de Paula Nunes


I. BURNOUT: UMA TÃO CONHECIDA DESCONHECIDA

SÍNDROME
Ana Maria T. Benevides-Pereira


II.FATORES CONTRIBUINTES PARA A SÍNDROME DE

BURNOUT ENTRE PROFESSORES


Francisco de Paula Nunes Sobrinho

III. A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES

DO ENSINO FUNDAMENTAL


Gisele Cristine Tenório de Machado Levy


IV. BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA:

UM DESAFIO PRÉ-PROFISSIONAL
Marcos Dórea


V. AVALIAÇÃO DE MEDIDAS DO BURNOUT:

POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE DO PROFESSOR
Carlos Alberto Absalão de Souza



VI. PROCEDIMENTOS E TÉCNICAS DE ENFRENTAMENTO

DA SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFESSORES
Lucia E. Novaes Malagris



APÊNDICE:

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR PREVENIR

E ENFRENTAR A SÍNDROME DE BURNOUT 

Lucia E. Novaes Malagris

e Gisele Cristine Tenório de Machado Levy.

Como adquirir o livro: Livraria da Travessa e pela Editora Cognitiva:
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