sexta-feira, 13 de julho de 2012




II Congresso Internacional da Educação de Ubatuba
IV Congresso Nacional da Educação de Ubatuba Por uma Prática Docente com Excelência

Acesse o site: http://www.4congressoeducacaoubatuba.com/index.htm


A formação continuada dos profissionais da educação tem sido uma preocupação eminente dos segmentos público e privado no contexto nacional. Historicamente, desde a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – 9394/96, a qual garante e incentiva este direito aos professores, o setor educacional tem investido na qualificação destes profissionais visando uma formação sólida e coerente para o desempenho das funções no âmbito escolar. Entretanto, há muito que se fazer e aprimorar. De acordo com os manuais e materiais do Ministério da Educação “a formação continuada deve desenvolver uma atitude investigativa e reflexiva, tendo em vista que a atividade profissional é um campo de produção do conhecimento, envolvendo aprendizagens que vão além da simples aplicação do que foi estudado”. Desta forma, não basta apenas a realização de capacitações voltadas para uma atualização profissional, senão, há que se idealizar um projeto efetivo que necessariamente engendre aspectos teóricos e práticos vivenciados rotineiramente em nossas escolas e é nesta premissa que o II Congresso Internacional da Educação e o IV Congresso Nacional de Educação de Ubatuba se delineiam.

Período de Realização

Dias: 23, 24, 25 e 26 de julho de 2012.

Público-Alvo
Professores e Gestores da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.
Neste ano o IV Congresso Nacional de Educação de Ubatuba contará com diversas atividades: conferências, noite cultural, grupos de trabalho e práticas de qualidade de vida. Lembramos que os Grupos de Trabalho começam e terminam em um mesmo turno, assim, você deverá optar por um Grupo por período, podendo realizar até quatro Grupos de Trabalho durante as manhãs e tardes dos dias 24 e 25/07. Quanto às atividades de Qualidade de Vida, você poderá realizar duas em um mesmo turno, pois cada uma tem a duração de 1h e 30 minutos. Utilize o mouse para mudar de campo e para sinalizar as suas opções e só no final, após ter certeza de suas escolhas, clique em Cadastrar. Uma vez cadastrado o formulário registra o seu RG e não poderá fazer alteração.


Professores Convidados


Prof. Dr. Moacir Gadotti: Doutor em Educação; Mestre em Educação; Graduado em Filosofia.
Prof. MSc. Marcos Meier: Mestre em Educação; Especialista em Educação Matemática; Graduado em Psicologia; Graduado em Matemática.
Prof. MSc. José Pacheco: Mestre em Educação da Criança; Licenciado em Ciências da Educação.
Prof. Dr. Lino de Macedo: Livre docente em Psicologia; Doutor em Psicologia; Mestre em Psicologia; Graduado em Pedagogia.
Prof. Dr. Henrique Siqueira: Doutor em Neurociências e Neuropsicologia; Professor Titular de Neurociências Cognitivas e Afetivas.
Profa. MSc. Sandra Bozza: Mestre em Ciências Sociais da Educação.
Profa. Dra. Gisele Levy: Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana; Mestre em Educação; Especialista em Psicanálise; Graduada em Psicologia.
Profa. Esp. Raquel Zarpellon:Especialista em Nutrição Clínica; Graduada em Nutrição; Graduada em Administração.
Prof. MSc. Rodrigo Tramutolo Navarro: Mestre em Educação; Especialista em Educação Física e Graduado em Educação Física.

Clínica do Trabalho - Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) do Instituto de Psicologia da UFRJ.


A Clínica do Trabalho é um projeto de extensão que faz parte da Divisão de Psicologia Aplicada (DPA) do
Instituto de Psicologia da UFRJ.




Esse projeto visa proporcionar à comunidade um atendimento clínico (individual e em grupo) voltado aos diversos tipos de problemas relativos ao mal estar no trabalho, e possui como princípio recuperar o poder de agir dos sujeitos , tanto sobre si mesmos, quanto sobre as situações produtoras do mal estar.

Tipos de serviços prestados:
- Atendimento clínico individual: psicoterapia breve centrada em problemas emocionais relacionados ao trabalho

- Oficinas: atividades em pequenos grupos centrada no problema do mal estar no trabalho e em suas possibilidades de compreensão e enfrentamento.

Informações pelos telefones: (21) 3873-5326 / 5327 ou 2295-8113

Obs: Eu curti esse link no facebook e achei muito interessante passar essa informação atravé sdo meu blog.