quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DIFERENÇAS: Stress, Burnout e Depressão.

Apesar das possíveis semelhanças entre stress, burnout e depressão,  são doenças diferentes. No caso do stress, ele pode ser considerado a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo. Quanto ao Burnout, o aparecimento dos sintomas, exautão física e mental, por exemplo, ocorrem em resposta ao stress ocupacional crônico - tentativa de adaptação a uma situação desconfortável no ambiente de trabalho. Já a depressão, ela se diferência do Burnout, no sentido de que ambas, apresentam disforia e desânimo. Todavia, nos depressivos ocorre uma maior submissão à letargia e a prevalência de sentimentos de culpa e derrota, direcionados ao contexto geral de sua vida. Enquanto que nos casos de Burnout , os sentimentos de desapontamento e tristeza estão intimamente relacionados ao contexto laboral.


Saiba mais sobre este tema:

ANA MARIA T. BENEVIDES PEREIRA . Burnout: quando o trabalho ameaça o bem-estar do trabalhador.Editora Casa do Psicólogo, 3ª Edição, 2010.

MURCHO, Nuno Álvaro C.; JESUS, Saul Neves de; PACHECO, José Eusébio Palma. A relação entre a depressão em contexto laboral e o burnout: um estudo empírico com enfermeiros. Psic., Saúde & Doenças, Lisboa, v. 10, n. 1, 2009.

Nenhum comentário: