quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diferenças: Stress, Stress ocupacional e Síndrome de Burnout.


Diferenças entre Stress, Stress ocupacional e Síndrome de Burnout.


O Stress ocupacional e a Síndrome de Burnout, apesar de serem motivados a partir de situações associadas ao stress no ambiente de trabalho, são considerados fenômenos distintos. Para efeito de esclarecimento entre os termos, o stress é considerado um fenômeno fisiológico, resultado de um processo adaptativo, representado por reações biopsicosociais.  Já o stress ocupacional é representado por um conjunto de perturbações, de ordem psicológica, associada à incapacidade de lidar com as fontes de stress no ambiente do trabalho.



Quanto à diferença existente entre o Stress ocupacional e a Síndrome de Burnout, ela está relacionada ao fato de que a síndrome consiste em uma resposta de enfrentamento da cronificação do stress ocupacional, apresentando-se como o resultado de um processo de tentativas, prolongadas, de lidar com condições de stress no ambiente de trabalho.



Portanto o Burnout é diferente, tanto do Stress quanto do Stress ocupacional. Ele é um processo, e, apesar de compartilhar certas características com o Stress ocupacional, como a Exaustão Emocional e a Baixa realização pessoal, ambos diferem pelo fator Despersonalização, representado por um estado de fadiga caracterizado por processo contínuo e acentuado de desensibilização dirigida às pessoas no ambiente de trabalho.   

Nenhum comentário: