segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DICAS DE ALIMENTOS QUE PREVINEM E (OU) MINIMIZAM O STRESS DIÁRIO


Alface: Propriedades atenuantes para a irritação e que atuam como calmante.


Mel e carboidratos (de preferência aos integrais): Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolos: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.


Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, uma vez que contêm zinco e selênio que agem no cérebro.


Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce.

Banana: Diminui a ansiedade; garantindo um sono tranquilo.

Chocolate (consumo com moderação): Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado.


Ovos: Garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B, ácido fólico e acetilcolina. A sua falta no organismo leva à apatia, ansiedade e perda de memória.



A vitamina C pode ser usada como mais uma arma contra o stress.
  1. a)     Encontrado na acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brócolis, salsinha, couve-flor e repolho, o ácido ascórbico participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição.
  2. b)     Para obter a quantidade de vitamina C ideal e notar os efeitos contra o stress aparecerem, as mulheres precisam comer três das frutas citadas, enquanto os homens necessitam de quatro.
  3. c)  É importante ingerir os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados. Isso impede que o oxigênio do ar oxide a vitamina C.
  4. d)   Outra aposta são os carboidratos complexos:  cereais, arroz, pães e massas nas suas versões integrais. Além de verduras, legumes e frutas também são opções para achar esse tipo de carboidrato.
  5. e)     Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg.

OBS1: Pães brancos, farinha refinada, refrigerante, mel e doces em geral devem passar longe do cardápio. Esses alimentos têm alto índice glicêmico e acabam enganando o organismo, com o ânimo passageiro que promovem.


OBS2: Para espantar o cansaço do dia-a-dia, conte também com uma noite bem dormida. Durante o sono, um hormônio antioxidante que leva o nome de melatonina é produzido. A melatonina remove os radicais livres do organismo e resulta em uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Ø  Para que o hormônio entre em ação, evite estimulantes, como café, chocolate e álcool antes de ir para a cama.



Boa sorte !!!