quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: Percebendo os sinais em casa.

Por: Gisele Levy 


            
O tema das Dificuldades de Aprendizagem é recorrente entre pais e educadores, devido a sua ação direta sobre o desempenho escolar. Sua incidência está associada a uma ampla gama de problemas, capazes de afetar qualquer área do desenvolvimento acadêmico. Este termo começou a ser empregado na década de 60 e até os dias de hoje, devido a sutiliza de seus sintomas, vem sendo confundido como um mero sinal de falta de atenção, ausência de motivação, preguiça entre tantos outros.  Porém os estudiosos afirmam que as dificuldades de aprendizagem, necessitam ser analisadas com atenção, já que podem comprometer de forma significativa a vida escolar, familiar, social e psíquica de crianças e adolescentes, acarretando insegurança, ansiedade e perda de autoestima.

Distúrbio de Aprendizagem nada tem a ver com inteligência

  • Uma criança com problemas de aprendizagem pode ter um nível normal de inteligência. O fato é que ela se esforça, mais que os outras, para fazer algumas atividades (cálculos, seguir certas instruções e concentrar-se, por exemplo). Além disso, geralmente as dificuldades se centralizam em determinado setor, como a fala, mas nos outros setores ela poderá ir muito bem.
  • Podem ser alunos brilhantes, criativos e talentosos.
  • Não tem cura, mas os indivíduos que apresentam esse quadro tem potencial para aprender, como todas as outras, porem necessitam de especialistas que os auxiliem com suas dificuldades que no futuro podem vir a tornarem-se passageiras.
  • Não possuem proporcionais a sua idade, seguindo o padrão do desenvolvimento das hab. básicas.

Sintomas

         Atrasos no desenvolvimento da fala;
         Dificuldade em aprender letras e números;
         Confusão na linguagem, envolvendo palavras que soam parecidas;
         Dificuldade em seguir instruções.

Só podemos afirmar que o indivíduo porta alguma dificuldade de aprendizagem quando os problemas são persistentes.
Cuidado com os rótulos.

Enfrentando as dificuldades

É importante que tanto os pais quanto professores saibam quais os fatores que podem influenciar o aparecimento dos sintomas das dificuldades de aprendizagem...
         Visão e (ou) audição;
         Mudanças de ambiente repentinas;
         Inadequação metodológica ( Não condiz com o tipo de raciocínio utilizado pelo aluno).
         Desorganização na rotina familiar;
         Excesso de atividades extra curriculares;
         Efeitos colaterais de medicações (Atenção, memória, sono. Ex: antepleticos, antiistamínicos).

Dentre os mais diversos sinais de dificuldades de aprendizagem na escola, destacamos: atrasos no desempenho escolar, perda de motivação, problemas emocionais persistentes e baixa autoestima. Em casa as crianças podem mascarar alguns sintomas e os pais devem ficar atentos a certos sinais, abaixo seguem alguns deles:

  • O fato da criança nunca comentar sobre o que aprendeu na escola;
  • Quanto à lição de casa, se esquiva, não menciona a lição, evitando realizá-la frequentemente;
  • A criança apresenta desempenho regular, apesar de se esforçar muito para realizar determinadas tarefas;
  • Apresenta queixas recorrentes de cansaço e dores de estomago;
  • Quedas inesperadas no desempenho escolar. Alunos com leves problemas no processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura aumentam. 
  • Observe se seu filho faz as lições de casa com pressa, deixando-as incompletas. 
  • Reclamações de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem indicar desconfortos relacionados ao estresse. 
  • Queixas gerais sobre a escola: Dizer que os colegas são chatos e que a professora é injusta, também precisam ser observadas. 
  • Se seu filho se queixa de que as lições são muito difíceis ou que as aulas são entediantes, ele pode estar com dificuldades para acompanhar a turma. 
  • Episódios excessivos de medo, raiva ou ansiedade, precisam ser investigados, assim como atitudes antissociais e escapistas. 
A escola passa a ser fonte de mal estar.

Importante: Observar se a criança se comporta de forma muito diferenciada dos colegas e se esse fato é persistente e principalmente se causa sofrimento.


PERSISTENCIA e SOFRIMENTO


Adolescentes

            Quando o tema das Dificuldades de Aprendizagem é abordado verifica-se uma tendência a dar ênfase as questões relativas à infância, porém o adolescente  pode sofrer muito com esse problema. Sabemos que a fase da adolescência é por natureza conturbada, daí certa dificuldade em observar sinais relacionados unicamente ao tema das Dificuldades de Aprendizagem
  • Insucesso escolar;
  • Bulliyng
  • Dispersão excessiva em sala de aula;
  • Dificuldade para interpretar textos;
  • Reclamar de agressões sofridas na escola;
  • Episódios intensos de agressividades - raiva;
  • Timidez;
  • Medo de enfrentar situações novas.

Como auxiliar seu filho?

Em primeiro lugar é importante não confundir eventuais problemas ao longo do processo de aprendizagem com dificuldades de aprender. Toda a criança e adolescente tem um processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a falar mais cedo, outras a andar mais cedo - e isso é normal. Assim sendo é importante que os pais respeitem o desenvolvimento geral desses indivíduos.
Se os pais percebem que seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, devem procurar em primeiro lugar a escola e depois um especialista, que provavelmente será indicado pela escola: Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudióloga, Psicomotricista que poderá auxiliar no diagnóstico e no desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Além destes profissionais, inclusive quando se observa sinais de dificuldades, antes da idade escolar é indicado buscar auxilio de um pediatra. 
ü  Oferecer um ambiente seguro e atenção necessária para o indivíduo aceitar suas frustrações, conversando e criando um ambiente adequado para que ele estude, além de estabelecer limites de horários para a realização das suas tarefas escolares - ROTINAS. 
ü  ROTINAS: Limites, ordem, organização e segurança – esse indivíduo precisa muito destes elementos, primeiro que ele funciona mentalmente de uma forma não muito convencional. FORA à DENTRO
ü  A atitude dos pais tem impacto significativo sobre a autoestima do indivíduo, portanto devem procurar valorizar, o máximo possível, o que ele sabe fazer melhor e incentivá-lo naquilo que não é tão bom.
·         Reforço positivo: elogie e não o critique em frente a terceiros, principalmente o adolescente.
ü  Como as dificuldades podem surgir de fatores orgânicos, é necessário verificar se a audição e a visão estão indo bem.

Importante: Quando a criança entra na pré-escola, algumas escolas, agindo de forma proativa, solicitam exames a fim de detectar algum tipo de problema. 


E Mais ...
ü  Não superproteger seu filho.
ü  Demonstrar interesse pelo que o filho aprende na escola.
ü  Fazer perguntas sobre como foi o dia, o que de novo ele aprendeu e do que mais gostou.
ü  Ajudar nas lições de casa é muito importante, com o cuidado de não fazer a lição pelo filho.
ü  Fique junto de seu filho, informe-se sobre a escola, colegas, se envolva tentando não interferir na vida dele, apenas o escute e o acompanhe.




A fim de alcançar um resultado proveitoso no que refere ao enfrentamento das Dificuldades de Aprendizagem, é extremamente necessário um trabalho conjunto entre Pais - Responsáveis, Especialistas, Escolas / Professores, que deverão estar envolvidos em uma única meta: auxiliar a criança ou o adolescente. E acima de tudo, é imperativo que os pais cultivem um contato o mais próximo possível com seus filhos, os escutando, conversando frequentemente, os acompanhando em seus afazeres e sempre que possível comparecendo a Escola a fim de obter informações que possam vir a auxiliá-los no sentido de detectar quando algum sinal de dificuldade.

Boa sorte !!!