DIFICULDADES
DE APRENDIZAGEM: Percebendo os sinais em casa.
Por: Gisele Levy
O tema das Dificuldades
de Aprendizagem é recorrente entre pais e educadores, devido a sua ação
direta sobre o desempenho escolar. Sua incidência está associada a uma ampla
gama de problemas, capazes de afetar qualquer área do desenvolvimento
acadêmico. Este termo começou a ser empregado na década de 60 e até os dias de
hoje, devido a sutiliza de seus sintomas, vem sendo confundido como um mero
sinal de falta de atenção, ausência de motivação, preguiça entre tantos
outros. Porém os estudiosos afirmam que
as dificuldades de aprendizagem,
necessitam ser analisadas com atenção, já que podem comprometer de forma significativa a vida escolar, familiar,
social e psíquica de crianças e adolescentes, acarretando insegurança,
ansiedade e perda de autoestima.
Distúrbio
de Aprendizagem nada tem a ver com inteligência
- Uma
criança com problemas de aprendizagem pode ter um nível normal de
inteligência. O fato é que ela se esforça, mais que os outras, para fazer
algumas atividades (cálculos, seguir certas instruções e concentrar-se, por
exemplo). Além disso, geralmente as dificuldades se centralizam em
determinado setor, como a fala, mas nos outros setores ela poderá ir muito
bem.
- Podem
ser alunos brilhantes, criativos e talentosos.
- Não
tem cura, mas os indivíduos que apresentam esse quadro tem potencial para
aprender, como todas as outras, porem necessitam de especialistas que os
auxiliem com suas dificuldades que no futuro podem vir a tornarem-se
passageiras.
- Não
possuem proporcionais a sua idade, seguindo o padrão do desenvolvimento
das hab. básicas.
Sintomas
•
Atrasos no desenvolvimento da fala;
•
Dificuldade em aprender letras e
números;
•
Confusão na linguagem, envolvendo
palavras que soam parecidas;
•
Dificuldade em seguir instruções.
Só
podemos afirmar que o indivíduo porta alguma dificuldade de aprendizagem quando
os problemas são persistentes.
Cuidado
com os rótulos.
Enfrentando as dificuldades
É
importante que tanto os pais quanto professores saibam quais os fatores que
podem influenciar o aparecimento dos sintomas das dificuldades de aprendizagem...
•
Visão e (ou) audição;
•
Mudanças de ambiente
repentinas;
•
Inadequação
metodológica ( Não condiz com o tipo de raciocínio utilizado pelo aluno).
•
Desorganização na
rotina familiar;
•
Excesso de atividades
extra curriculares;
•
Efeitos colaterais
de medicações (Atenção, memória, sono. Ex: antepleticos, antiistamínicos).
Dentre
os mais diversos sinais de dificuldades
de aprendizagem na escola, destacamos: atrasos
no desempenho escolar, perda de motivação, problemas emocionais persistentes e baixa
autoestima. Em casa as crianças podem mascarar alguns sintomas e os
pais devem ficar atentos a certos sinais, abaixo seguem alguns deles:
- O
fato da criança nunca comentar sobre o que aprendeu na escola;
- Quanto
à lição de casa, se esquiva, não menciona a lição, evitando realizá-la frequentemente;
- A
criança apresenta desempenho regular, apesar de se esforçar muito para
realizar determinadas tarefas;
- Apresenta
queixas recorrentes de cansaço e dores de estomago;
- Quedas
inesperadas no desempenho escolar. Alunos com leves problemas no
processamento de informações, por exemplo, podem aprender a ler, mas têm
dificuldades quando as exigências em torno da compreensão de leitura
aumentam.
- Observe
se seu filho faz as lições de casa com pressa, deixando-as
incompletas.
- Reclamações
de cansaço, dor de estômago e outros incômodos para não ir à escola podem
indicar desconfortos relacionados ao estresse.
- Queixas
gerais sobre a escola: Dizer que os colegas são chatos e que a professora
é injusta, também precisam ser observadas.
- Se
seu filho se queixa de que as lições são muito difíceis ou que as aulas
são entediantes, ele pode estar com dificuldades para acompanhar a
turma.
- Episódios
excessivos de medo, raiva ou ansiedade, precisam ser investigados, assim
como atitudes antissociais e escapistas.
A escola passa a ser fonte de mal
estar.
Importante:
Observar
se a criança se comporta de forma muito diferenciada dos colegas e se esse fato
é persistente e principalmente se causa sofrimento.
PERSISTENCIA
e SOFRIMENTO
Adolescentes
Quando o tema
das Dificuldades de Aprendizagem é
abordado verifica-se uma tendência a dar ênfase as questões relativas à
infância, porém o adolescente pode
sofrer muito com esse problema. Sabemos que a fase da adolescência é por
natureza conturbada, daí certa dificuldade em observar sinais relacionados
unicamente ao tema das Dificuldades de
Aprendizagem.
- Insucesso
escolar;
- Bulliyng
- Dispersão
excessiva em sala de aula;
- Dificuldade
para interpretar textos;
- Reclamar
de agressões sofridas na escola;
- Episódios
intensos de agressividades - raiva;
- Timidez;
- Medo
de enfrentar situações novas.
Como auxiliar seu filho?
Em
primeiro lugar é importante não confundir eventuais problemas ao longo do processo de aprendizagem com dificuldades de aprender. Toda a criança e adolescente tem
um processo diferente de desenvolvimento - umas aprendem a falar mais cedo,
outras a andar mais cedo - e isso é normal. Assim sendo é importante que os
pais respeitem o desenvolvimento geral desses indivíduos.
Se
os pais percebem que seu filho apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, devem procurar em primeiro lugar a
escola e depois um especialista, que provavelmente será indicado pela escola:
Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudióloga, Psicomotricista que poderá auxiliar no
diagnóstico e no desenvolvimento dos processos de aprendizagem. Além destes
profissionais, inclusive quando se observa sinais de dificuldades, antes da
idade escolar é indicado buscar auxilio de um pediatra.
ü Oferecer
um ambiente seguro e atenção necessária para o indivíduo aceitar suas
frustrações, conversando e criando um ambiente adequado para que ele estude,
além de estabelecer limites de horários para a realização das suas tarefas
escolares - ROTINAS.
ü ROTINAS:
Limites, ordem, organização e segurança – esse indivíduo precisa muito destes
elementos, primeiro que ele funciona mentalmente de uma forma não muito
convencional. FORA à
DENTRO
ü A
atitude dos pais tem impacto significativo sobre a autoestima do indivíduo,
portanto devem procurar valorizar, o máximo possível, o que ele sabe fazer
melhor e incentivá-lo naquilo que não é tão bom.
·
Reforço positivo: elogie e não o
critique em frente a terceiros, principalmente o adolescente.
ü Como
as dificuldades podem surgir de fatores orgânicos, é necessário verificar se a
audição e a visão estão indo bem.
Importante: Quando
a criança entra na pré-escola, algumas escolas, agindo de forma proativa,
solicitam exames a fim de detectar algum tipo de problema.
E Mais ...
ü Não superproteger
seu filho.
ü Demonstrar
interesse pelo que o filho aprende na escola.
ü
Fazer
perguntas sobre como foi o dia, o que de novo ele aprendeu e do que mais
gostou.
ü Ajudar nas lições de casa é muito importante,
com o cuidado de não fazer a lição pelo filho.
ü Fique
junto de seu filho, informe-se sobre a escola, colegas, se envolva tentando não
interferir na vida dele, apenas o escute e o acompanhe.
A
fim de alcançar um resultado proveitoso no que refere ao enfrentamento das Dificuldades de Aprendizagem, é extremamente
necessário um trabalho conjunto entre Pais - Responsáveis, Especialistas, Escolas
/ Professores, que deverão estar envolvidos em uma única meta: auxiliar a criança ou o adolescente. E acima
de tudo, é imperativo que os pais cultivem um contato o mais próximo possível
com seus filhos, os escutando, conversando frequentemente, os acompanhando em
seus afazeres e sempre que possível comparecendo a Escola a fim de obter
informações que possam vir a auxiliá-los no sentido de detectar quando algum
sinal de dificuldade.
Boa sorte !!!
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