Tese de Doutorado PPFH- UERJ
Author: Gisele Cristine Tenório de Machado Levy
Orientador: Francisco de Paula Nunes Sobrinha PhD
Titulo: Desenvolvimento de um programa de enfrentamento
da Síndrome de Burnout e análise de seus efeitos em professores que atuam no
processo de inclusão
Publicação: 2011
Universidade: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo: Estudo de caso, com o objetivo de desenvolver um
programa de enfrentamento da Síndrome de Burnout e avaliar os seus efeitos no
comportamento de 7 participantes do sexo feminino, com idade variável entre 27
a 48 anos, que atuam como professores no processo de inclusão educacional e
social de alunos da Rede Pública, em uma instituição de ensino localizada na
cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de modalidade de investigação que envolve
procedimentos de pesquisa-ação. Para fins de coleta de dados foram utilizados
instrumentos de medida psicométrica como o CBP-R, Questionário de Burnout para
Professores Revisado (CBP-R; Moreno,
Garrosa E González, 2000) como também o Inventário de Sintomas de Stress para
Adultos de Lipp ISSL (LIPP, 2000), além
de um inventário sóciodemográfico. Como complementação do trabalho de pesquisa,
foi empregada a análise de relatos verbais para fins de levantamento de dados
relativos aos processos privados dos participantes. A aplicação de um programa
de enfrentamento da Síndrome de Burnout consistiu de técnicas e de
procedimentos fundados na abordagem cognitivo-comportamental e da adoção de
práticas de relaxamento e de manejo de tempo. Os resultados da pesquisa
evidenciaram um relativo decréscimo quanto a incidência de sintomas de stress e
Burnout nas participantes. De posse desses resultados, poderão ser articuladas
ações em políticas públicas com vistas à melhoria da saúde e das condições
gerais de trabalho do professor da Rede Pública. O que se propõe como meta é
humanizar o posto de trabalho docente, sob os aspectos de saúde, bem-estar
físico e mental.