domingo, 19 de abril de 2009

Seminário: "Condições de Trabalho e Saúde do Professor".

Objetivos: Convocar os docentes à reflexão e à luta por melhores condições de trabalho e saúde. Lançamento oficial da Campanha Saúde do Professor

Quinta-feira, 25 de junho, às 18h: Mesa 1 - A cultura da violência: a sociedade e a escola com medo: O medo como produto de consumo: catástrofes, terrorismo, violência urbana, pandemias. A escola como palco das contradições sociais: local de adoecimento do professor. O papel e a importância do professor nesse cenário de caos. Palestrante confirmada: Rose Reis (Doutora em Educação / Puc-Rio)
Sexta-feira, 26 de junho, às 18h: Mesa 2 - Trabalho, Educação e Parlamento: o trabalho docente e os movimentos político-sociais: As mudanças no mundo do trabalho nos últimos anos e seu impacto no trabalho docente. As principais bandeiras nacionais de lutas dos professores hoje. Projetos de leis relacionados ao trabalho e à carreira docente.
Sábado, 27 de junho, às 10h: Mesa 3 - A saúde do professor: os principais problemas e as estratégias de lutas: Principais problemas de saúde do professor. Estratégias de luta. Palestrante confirmada: Sandra Korman Dib (Doutora em Psicologia Social / UFRJ)
Valor: Entrada franca - Sindicalizado R$30 - Não sindicalizado R$20 - Assoc. de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos
Local: Auditório Gilberto Freyre Palácio Gustavo Capanema - ReMEC Rua da Imprensa, s/n

FONTE:
http://www.saudedoprofessor.com.br/Eventos/seminario.html

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE

ATO SOLENE DE LANÇAMENTO DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE

OBJETIVO: O Ministério da Educação, por meio da Secretaria Executiva Adjunta, realizará no dia 23 de abril de 2009, um Ato Solene de Lançamento da Conferência Nacional de Educação - CONAE. O objetivo é apresentar a proposta de organização e planejamento da CONAE, com data de realização prevista para abril de 2010, em Brasília/DF.
O Encontro além de realizar a introdução temática do tema central da CONAE: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, objetiva incentivar a participação da sociedade, mediante uma ampla mobilização da sociedade civil organizada, com o subsídio para as discussões que ocorrerão nas etapas municipais e estaduais da Conferência Nacional.

A Conferência Nacional da Educação – CONAE será precedida pelas Conferências Municipais ou Intermunicipais, previstas para o primeiro semestre de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal previstas para o segundo semestre do mesmo ano.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DO EVENTO
· Descrição do Local: Auditório do Edifício Sede do MEC – Esplanada dos Ministérios, Bloco L - Térreo.
· Data: 23 de abril de 2009.
· Horário: 09h30min as 12h00min


PROGRAMAÇÃO

De: 09h30min as 11h00min

· Abertura
· Ato Solene

De: 11h00min as 12h00min

PAINEL TEMÁTICO
· Tema Central da CONAE: Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.
· Debate
· Encerramento

Transmissão ao vivo pela TV MEC no endereço eletrônico:
http://portal.mec.gov.br/

PROGRAMA ESPECIAL

“UM SALTO PARA O FUTURO” - CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONAE

Data: 24.04.2009
Horário: 19h no Canal da TV Escola
Site:
http://www.tvbrasil.org.br/

Reapresentação
Data: 27.04.2009
Horário: 08h45 - TV Brasil
08h00 e as 15h00 - TV Escola

Tema: Conferência Nacional de Educação e a construção do Sistema Nacional de Educação

Responsável:
SEED/MEC - TV Escola/Salto para o Futuro.
Telefone para contato: (21) 2117.6682
Endereço: Rua da Relação nº 18, 4º andar Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20231-110.

Fonte:
http://www.proped.pro.br/