quinta-feira, 26 de março de 2009

III Congresso Latino-Americano de Psicologia da Ulapsi - 09 a 11/09/09 - UamXochimilco, Cidade do México (México)

O III Congresso de Psicologia ULAPSI 2009, que será realizado na Cidade doMéxico de 9 a 11 de Setembro, tem entre seus objetivos dar continuidade aotrabalho realizado nos Congressos de São Paulo (2005) e de Havana (2007), etambém fortalecer nossa organização.
Essas são atividades de vital importância,especialmente se considerarmos a difícil situação econômica e social queatravessam os países de nossa América Latina diante do aumento da pobreza, daexclusão e do desemprego, que afetarão ainda mais a maioria da população que jápadecem desse males.
Nesse sentido, consideramos fundamental a busca dealternativas que permitam a construção de um sistema econômico diferente, quenão se esteja submetido às grandes crises geradas nos centros de especulaçãofinanceira, as quais, junto aos elevados níveis de corrupção, ocultação,distorção, e super-exploração, são traduzidas nos ganhos sendo privatizados nasmãos de poucos, enquanto que as perdas são socializadas entre a maioria dapopulação.
Devido a isso, a ULAPSI referenda o compromisso referente à suaintervenção para contrapor os efeitos negativos da crise atual do sistemacapitalista, a partir da construção e projeção de uma psicologialatino-americana com compromisso social com o mundo.A unidade da América Latina é possível, está no horizonte.
Desde Bolívar sabemosque essa é a chave para sua emancipação, para sua liberação. Apesar dadependência a que fomos submetidos e que afetou nosso desenvolvimento por maisde 500 anos, somos ainda assim ricos em recursos naturais, história, cultura.Agora também está sendo forjado o espírito, a vontade e a determinação para seconseguir a unidade, com a importante contribuição de muitas organizações depsicólogos dos diversos países Latino-americanos que formam a ULAPSI. Cada passona independência da América Latina implica no final dos impérios; o princípio deuma nova era para a humanidade na qual, finalmente, prevaleça a justiça social eeconômica, a paz, a amizade e a liberdade individual e coletiva.Nosso III Congresso Latino-americano de Psicologia da ULAPSI é um ponto deencontro renovado para conjugar nossas experiências científicas e profissionais,conceitos e ferramentas; para analisar perspectivas e desafios; para estabelecercompromissos compartilhados, desenvolver vínculos, propor objetivos e indicarmetas. Um momento histórico de nosso papel contínuo de coletar realidades efazer a mudança possível.Esperamos que os trabalhos e contribuições que sejam apresentadas no Congressopermitam concretizar propostas psicológicas em prol de um modelo social comjustiça, eqüidade, participação e desenvolvimento sustentável; a geração depolíticas públicas em favor do bem-estar social e humano; o estabelecimento deprogramas de intercâmbio acadêmicos, de investigação e informação que permitam aintegração da práxis psicológica na América Latina.Por isso, convidamos você a participar do III Congresso de Psicologia ULAPSI2009.
O III congresso da Ulapsi pretende:1. Impulsionar organização da psicologia na América Latina no contextodemocrático2. Contribuição para uma nova identidade Latino-americana pautada pelo comcompromisso social e democracia.3. Projeção da Psicologia latino-americana no mundo.
Para tanto a estrutura do congresso conta com 3 eixos temáticos:1. A Psicologia Latino-americanaante o Contexto Social e Político Atual1.1 - Os efeitos psicológicos e políticos da migração e da desocupação forçada(*deslocamento)1.2 - Processos Psico-sociais e Multiculturalismo1.3 - Justiça, DH e reparação Psico-social1.4 - Política, subjetividade e Comportamento Democrático1.5 - Efeitos Psicológicos da Repressão Social e Política1.6 - Psicologia, Impactos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável1.7- Conseqüências Psico-sociais das Novas Tecnologias1.8 - Globalização e Trabalho;2. A problemática Epistemológica, Metodológica, Ética e Histórica na Construçãoda Psicologia Latino-Americana2.1 - Referentes; Referencias Epistemológica na América Latina2.2 - Diversidade e Construção metodológica2.3 - Ética e política Compromisso Social da Psicologia2.4 - Contribuições da Psicologia Latino-americana na PerspectivaHistórico-Cultural2.5 - Construções Teóricas da Psicologia latino-americana2.6 - Conceitos e Práticas Psico-terápicas3. Formação Prática Profissional e Compromisso Social na PsicologiaLatino-Americana3.1 - Contribuições da Psicologia aos Processos Educativos3.2 - Prática Psico-social para a Promoção da Saúde3.3 - Intervenção Psico-social para o acesso dos Serviços de Saúde3.4 - Novas tendências Educativas na Formação em Psicologia3. 5 - Intervenção Comunitária e Psico-social3.6 - Práticas Profissionais Mediadas pelas Novas Tecnologias3.7 - Práticas Psico-sociais para promoção do trabalho3.8 - Valorização Social e Atenção aos Adultos maiores, idosos3.9 - Participação da Psicologia no Esporte e Recreação3.10 - Psicologia, Gênero e Mudança Social3.11 - Jovens realidades e desafios na América Latina3.12 - Atenção Psico-social as populações vulneráveis, marginalizadas eexcluídas3.13 - Psicologia e instituições totais
Ciências & CogniçãoCiências & Cognição – http://www.cienciasecognicao.org
Agenda Acadêmica – http://blog.cienciasecognicao.org

Nenhum comentário: