segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Stress prejudica os dentes.

Um estudo realizado por pesquisadores da Unicamp destaca forte relação entre o estresse e a ocorrência de doenças periodontais, que podem causar retração do tecido ósseo e perda dos dentes

(Agência Fapesp) – Pessoas estressadas têm mais chance de desenvolver doenças periodontais, de acordo com um estudo realizado por pequisadores da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e publicado na edição de agosto da revista Journal of Periodontology, da Associação Norte-Americana de Periodontologia.

As doenças periodontais atingem o conjunto de tecidos ao redor dos dentes, responsável por sua fixação e que inclui gengivas, ossos alveolares e fibras que ligam a raiz dental ao osso. De caráter infecto-inflamatório, as doenças periodontais podem causar destruição do tecido ósseo e levar à perda dos dentes.

Ao realizar uma revisão sistemática da literatura internacional a partir de 1990, a pesquisadora Daiane Peruzzo, do Departamento de Periodontia, encontrou 58 artigos científicos que relacionavam doenças periodontais ao stress e a outros tipos de fatores psicossociais.

“Do universo de artigos considerados, 14 preencheram os pré-requisitos. Desses, a maioria indicava fortes relações entre o stress e as patologias. Esse resultado deu fundamento ao prosseguimento do nosso estudo”, disse Daiane.

FONTE: http://74.125.45.132/search?q=cache:4cCjLH17clUJ:www2.uol.com.br/vivermente/noticias/stress_prejudica_os_dentes.html+stress+dente&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&lr=lang_pt

Nenhum comentário: